segunda-feira

COMO ADQUIRIR UM IMÓVEL USADO EM 5 PASSOS




1.DIRETO COMO O DONO:
Comprar o imóvel do próprio dono sem intermediações do corretor pode ser um bom negócios,mas o dinheiro economizado de 6% a 8% da corretagem será gasto com um advogado para certificar que a documentações do imóvel está em ordem e para redigir o contrato. 

2.LISTAGEM DE DOCUMENTOS:
A burocracia é grande para garantir que o imóvel não esteja envolvido em dívidas judiciais. É preciso de certidões que comprovem como está o nome do dono do imóvel na justiça civil, nas esferas municipal, estadual, federal e também no cartório da Justiça Trabalhista
Também apresentar certidão negativa de débitos municipais de IPTU, água, esgoto e condomínio. Se a pessoa for casada é preciso de todos esses documentos também do companheiro

3.CUIDADO COM IMÓVEIS VELHOS:
Antes de fechar a compra ,é preciso analisar bem o imóvel. É importante observar se o prédio está em bom estado. É bom entrar contato com o sindico,para saber a frequência de aumento nos últimos anos e ver quando tempo o prédio tem de construção, verificar quais obras devem ser feitas a curto prazo e calcular os reparos elétricos e reformas.

4.GARANTIA DE COMPRA:
Enquanto a documentação está sendo checada, e bom  fazer um compromisso de compra e venda,onde é exigido um sinal para selar o compromisso e no contrato deve prevê punições  na quebra de contrato de ambos os lados .

5.FINANCIAMENTO:
Tem que levar os 3 últimos holerites se tiver carteira assinada para comprovar a renda mensal ou  apresentar os últimos 6 meses de extratos bancários no caso de não ter carteira de trabalho assinada. O valor da prestação não pode ser maior que 30% da sua renda mensal líquida.
E lembre-se,a CEF não é o único banco que financia imóveis e não é necessário ser correntista de um banco para financiar imóveis,geralmente os correntistas recebem descontos.
Alguns bancos fazem financiamentos de até 360 meses, ou seja, 30 anos. O prazo de financiamento, porém, depende da renda de cada pessoa.
O financiamento leva até 15 dias para ser aprovado(não esqueça que estamos no Brasil,esse prazo pode demorar um pouco mais...rs)

Achei uma cartilha do procon bem legal sobre compra de imóveis usados, ela é de 2012,a base é a mesma,só observe a legislação.aqui

 Boa sorte na compra e seja muito feliz no seu cantinho,depois passa aqui para pegar umas dicas bem legais  de decoração !!!

Bjusss

2 comentários:

  1. Amei as dicas
    Esses im´veis velhos temos que ter muito cuidado na hora de comprar
    Bjus
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas suas dicas. Eu adoro imóveis antigos, em fim tudo que é retrô. Beijos.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir

Adorei sua visita,não saia sem deixar seu comentário.Sua opinião é muito importante para mim...volte sempre!!!
bjusss